Desfile





 Entrei no blog da Eva e estava lá um monte de cores e ao fundo a música de Sergio Sampaio. Voltei aos anos setenta pelas cores e pelo bloco que coloquei na rua e nunca mais tirei.

Sou assim, um tanto louco que dorme, às vezes, de touca e brinca carnaval o ano inteiro.

Gosto de ser feliz e, sem escrúpulo nenhum, retiro-me da sombra para banhar-me em raios solares, raios coloridos como os que desejam Maria Luiza em plena segunda-feira; raios que também surgem nas Searas de versos de Lidia.

Claro que quero todas as cores, mas quero também o sabor da Viração de Yayá com tão belas imagens.

Entrei no blog da Eva e de lá parti carregado pelo vento  e no controvento  da prosa viajei.

Acendi o candelabro do amor e junto com Valeria Soares rimos e choramos a real virtualidade dos personagens de Paula Barros.

Ainda com o bloco na rua, sorri com o belo texto de Marly. É sempre um bel prazer  lê-la.
Serei sempre um aprendiz da felicidade como Loivarice.

Não, não é somente amor, é mais que isto, é Rô com o seu rosa de todos os tons!.

Não, não são momentos teus, Isa, são nossos também, e por você viajamos sempre além-mar.

Dizem que eu acredito, demasiadamente, na lua e em céus e, por isso, caio sempre do galho.  Mas como não acreditar na possibilidade de amar? Como não namorar o luar e costurar estrelas com Noemyr? Como não me derreter e me espichar como a gata da Lis  -  do flor de Lis, nas nossas madrugadas silenciosas.

Por isso, meu bloco nunca saiu da rua e com ele vou aprendendo com o Sandro Ataliba, desvendando palavras com o Heron Xavier, curtindo os textos de Ludugero, de Luis Coelho e fazendo uma leitura com a Audrey.

A vida é feita de momentos. Eu acredito na possibilidade de se amar por inteiro e não pela metade. Entende? Teoria só em dias genéricos. Quero a prática; quero verdade e não a falsidade que te enterrou.

Quero céu estrelado e não nuvens negras falseando a noite. E é por isso que in foco, vou assimilando as reflexões de Vivian e os poemas sem peias de Ivone, minha amiga querida.

Eu acredito na felicidade a dois e vejo o futuro nos multiolhares dos devaneios da menina Michele. Eu acredito na esperança de Chica em seus cantinhos. Eu acredito no Sol de Esteva e seu sonhar acordado.

E o céu? Aquele que tanto falo, e que Marly, adora brincar comigo.  Ah! Ele esta aí em cada um de vocês. No modo suave de escrever de Simone. No doce amor escancarado do no cores de meia idade que não tem medo de ser feliz. No amor eterno em algodão doce de Valéria C, nos textos ácidos da Srª Nathy.
Meu céu tem todas as cores em sua transparência e, nele, viajo com Evanir em conexões imediatas Brasil-Portugal- Espanha - Brasil.

É..., meu bloco viaja por aí, rabiscando almas com a Majoli, pintando o sete com Maria Helena. E quando posso estampo em meu bloco as fotografias de Marcio Oliveira que reflete e espelha amigos junto com Cathio e Afonso.

Com o meu bloco, vou levando o silêncio de Cristina lira; vou lendo, escrevendo e vivendo como Gisa e sua magia. Vou amando com Rosane e espiando a intimidade de curiosa.

Com o meu bloco vou descartando o pecado e mandando o meu recado. E de quando em quando vou guardando alguns beijinhos embrulhados.

Levo em meu bloco  ¨O mente hiperativa¨ ou seria Fernando? E pra recuperar o fôlego uma paradinha na Casa de Rau para prosear com Nanda e ler mais um de seus textos.

Sim, eu posso ter fugido da briga, porque sou da paz e eu não posso me perder na minha própria vida.
Sim, há quem diga que o Durango Kid quase me pegou, mas fui salvo pela nobreza de quem mora no matagal. Há quem diga que eu não sei de nada, mas o que importa nesta vida é o  relógio de corda por onde sei quanto tempo tem o tempo que ainda não chegou.

E em cima de meu carro alegórico amadeirado, construído por Lena, vejo no recanto do sol a Vera e seus lindos textos.

E com o projeto de Marcelo grito: cem por cento Brasil! E com a diversidade das cores de Solange, exclamo:
Parole! Parole!Parole!

E na reticência deste recado, deixo anunciado, com a tinta de pitangas doces, momentos fragmentados nas dos versos em reversos nos retalhos do que sou.

E depois de muitas luas, Pego emprestado de Janaina sua esferografia e quase chegando ao final da escrita, deixo para a Graça Pereira a minha reverência de sua tão bela escrita.

E mesmo não entrando com freqüência na cova do urso e a vida tem desses momentos, deixo a minha utopia ativa, porque hoje é carnaval e aqui tem de tudo um pouco: tem palavras soltas, tem flor do Lácio, tem sentimento escrito e tem muito mais, tem até espiculas de rodinha.

Eu, por mim, queria isso e aquilo Um quilo mais daquilo, um grilo menos disso

É disso que eu preciso ou não é nada disso

Eu quero é todo mundo nesse carnaval...¨ Vou citando Sergio Sampaio e lendo um pouco a Escritora. Ver bons textos postados à beira mar. Vou copiando meu afilhado e dizendo: fala tu, que entre flores e livros, luar e feiticeira, façamos como Zilmar: temos que recomeçar.

E que não seja somente com cor,e que não seja somente com ação, que seja de verdade com CorAção.
Vou transgredindo neste mundo de questões e perguntando: Por que você faz poema? E  aos olhos da alma, neste mundo suspenso entre o construir e sonhar, vou levando, minhas palavras.

E na certeza que cabe mais gente nesta folia,  mas sem tempo pra puxar, vou cantando só alegria, curtindo sabor e história, e admirando o trabalho em cerâmica da Ma.

E tudo começou quando entrei no blog da Eva, puxei a cadeira, sentei e curti as cores, a musica, o texto.
Viajei entre artes e escritas e recebi de bom agrado beijos achocolatados.

E eu, quero mesmo é botar o meu bloco na rua, espelhar e espalhar amigos neste mundo de pensamentos, fotos e devaneios.

Vou caminhando e fechando o texto entre o real, o virtual e a ficção.

E nesta tremenda confusão, vou cantando o refrão:
Eu quero é botar meu bloco na rua Brincar, botar pra gemer
Eu quero é botar meu bloco na rua
Gingar, pra dar e vender ¨ 

Bom carnaval pra todos!
Nem sei quando volto...






38 comentários:

Michele disse...

Que bacana, Paulo!
Eu me senti feliz lendo este texto.
Tem palavras assim, né? Cheia de cores e nomes! :)

Adorei.

Um beijo

Ivone Poemas disse...

Lindo! Lindíssimo texto!
Bem elaborado e não esquecestes de ninguém, rsrs, pois é eu conferi para ver se não tinhas se esquecido de mim!!!Que lindo, não esquecestes, nem poderia, pois eu penso em você como um grande amigo e muito querido, já moras em meu coração, sendo assim não poderás mesmo me esquecer e nem eu de você!
Abraços amigo e um lindo carnaval, bote mesmo o "bloco na rua" viva e seja feliz, muito feliz!!! És criativo e muito ,mas muito inteligente, parabéns!!!Seus amigos todos irão adorar ler isso tudo que aqui postastes, podes crer, eu adorei!!!
Ivone

Paula Barros disse...

Putz, pensei até que eu não ia entrar nesta folia.
No cordão da alegria. Pensei que não ia dançar comigo.
E que eu nem ia deixar um beijo no coração vagabundo, que nem é vagabundo, é folião das cores, dos sonhos, das harmonias da natureza, é um folião apaixonado pela vida.
E viva ao Paulo, que puxou este bloco maravilhoso.

Bom período do carnaval, do seu jeito, do melhor jeito que achar.

abraços e beijos! E eu dou a nota máxima para o seu bloco.

Majoli disse...

Fui entrando no bloco, sem saber se nele eu estava, e quando me deparei comigo rabiscando alma, aí sim caí na folia, de céu colorido e confete e serpentina.
Porque há quem diga que eu dormi de touca, que eu perdi a boca...há quem diga que eu não sei de nada, que eu não sou de nada...mas eu amei estar contigo e todos os seus amigos nesse pré-carnaval.

Adorável Paulo!

Beijos.

Ma Ferreira disse...

Paulo, que bacana!!!

Eu li encantada a tua cornica, mas na ansia de encontrar a Ma da ceramica.
E não é que eu estava lá no finalzinho... foi pra dar mais emoção né?

Parabéns pelo talento e originalidade, e vamos sim colocar nosso bloco na rua que hoje é dia de festa!!

bj

Rosane Marega disse...

Paulo, adorei MUITO!
Vai la, aproveita tudo, mas, VOLTA!!!
...quer saber, você é um fofo!
BeijooOOOOOOOOOOO

Maria Luiza disse...

Paulo, que baita surpresa topar com meu nome aqui no seu texto! Que amor! O seu desfile vai explodir muitos corações de alegria, assim como o meu! Não reparei que agradeci num outro texto, mas aqui está registrado também! Beijos!

Solange disse...

uau!
eu sambei num fôlego só..

e o melhor de tudo, é que desfilamos nesse bloco o ano inteiro, jogando confete e serpentina em todos os corações..

bjs.Sol

Eva disse...

ehehe, adorei o texto, você surpreende e é muito bom, estamos todos a sambar e samba é alegria, obrigada por distribuir e que bom que tudo começou no blog da Eva, hehe, que sou eu, nooossa, que bom! bjitos, aproveite!

Van disse...

Ah! que maravilhosa confusão!

Ah que jeito louco, lindo, de botar seu bloco na rua, levando-nos neste arrastão de felicidade, de bem querer, de real virtual, ou seria de virtual real? O sentimento é real, é puro encantamento, com suas Cores E seus Nomes, Paulo, com todos os nomes que você carinhosamente citou e eu, sem esperar nem um pouco estar dentre eles, feliz por lê-lo neste seu momento genial, deparo com meus retalhos e sua grande amizade, aquela que carrego aqui dentro e que durará por muitos carnavais.

Boa folia, bom carnaval, bom descanso, querido Paulo!

Um beijo!

Van disse...

Levei sua folia pro meu post.

Beijinho! :)

Fernanda disse...

Oh!!!!!!!!!!
Fiquei até sem fala...
Amigo, quanta simpatia a sua em me mencionar no seu texto maravilhoso, originalíssimo e único.
Obrigada.

Bom Carnaval ^^

Beijão

Rô... disse...

oi Paulo,

comecei meio tímida,
mas de repente toda essa folia,desse bloco de amigos e cores,
foi me envolvendo e me entreguei
a toda musicalidade,em todos os seus tons...adorei meu amigo...

se tiver tempo pra espiar um novo tom de rosa...
hoje estamos em festa...

beijinhos

Anne Lieri disse...

Paulo,que homenagem mais linda aos amigos blogueiros e ao carnaval que existe dentro de nós, essa alegria louca e gratuita que nos inspira a escrever tão belos textos!Adorei!E vamos botar nosso bloco na rua!...rss...bjs e bom carnaval!

Zi disse...

olá Paulo! que bom ver minha amiga Eva por aqui! embalei no seu samba e cai na folia! adorei o blog! apareça lá em casa: www.casadazi.blogspot.com
beijos! Zí

@ Escritora disse...

Oi Paulo,

Belíssimo seu texto, estou emocionada com suas palavras e por ter se lembrado de mim...

Junto desse bloco pode acreditar, meu carnaval ficou mais feliz!

Um grande beijo meu amigo!

Vera Lúcia disse...

Oi Paulo,

Simplesmente BRILHANTE!

Obrigada por ter se lembrado de mim e do meu recanto! Participar deste desfile foi demais!

Descanse, mas volte logo.

Ótimo carnaval!

Abraço.

Aleatoriamente disse...

Risos...
Que MARAVILHA!!!
Amigo, este teu bloco está Fantástico.Os foliões são de primeiríssima.
Parabéns.

Abraço.

Aleatoriamente disse...

Desculpa, esqueci de dizer, que vim lá da Van.

Abraço e bom carnaval

Luma Rosa disse...

Muita saudade desse carnaval de outrora, a que remete o refrão da música citada no post.
Nesse bloco, alegria não vai faltar!!
Bom Carnaval!!
Beijus,

Por que você faz poema? disse...

Sérgio Sampaio, sempre!

Multiolhares disse...

Tudo se iniciou no cantinho da Eva, mas de bloco na mão iniciaste uma dança de amizade, também lá me encontrei nas palavras coloridas do bloco do teu poste
bjs

MARILENE disse...

Suas cores e nomes estão na avenida, com sincera alegria. E dançam as palavras no enredo sem samba mas com lindo gingado. Passeiam por cantos que encantos realça em prosa e poesia. E lá vamos nós, levando carinho, em sua folia.

Grande beijo!

Patrícia Pinna disse...

Boa tarde, Paulo. Bela homenagem feita aos blogs amigos. Cada um tem o seu merecido valor.
Tem um ou outro que eu sou mais íntima, porém, cada qual com o seu tom de verdade e delicadeza.
Um beijo na alma, e fique na paz!
Bom carnaval!

Luar disse...

Um Carnaval único! Beijinho

Christian V. Louis disse...

Postagem interessante até mesmo para mim, que detesto Carnaval. Você conseguiu homenagear seus parceiros de forma peculiar, sei que daria trabalho, alguns são parceiros meus, mas seria interessante se colocasse o link de seus blogues em cada nome para que pudéssemos ter a honra de conhecer a todos os mencionados.
Bom feriado.

blog da Paraguassu disse...

Olá Paulo,
Um texto maravilhoso, cheio de cores e nomes. Amei, amigo!Conseguiste carregar-nos junto nesta epopeia carnavalesca. De minha parte, adorei!
Amigo, quero convidá-lo a conhecer meu novo blog, o RECANTO DA POESIA, no qual publico alguns trabalhos poéticos.
ficarei muito honrada e feliz com sua presença por lá. Espero que gostes.
Bom carnaval e um grande beijo,
Maria Paraguassu.

♥♥♥Ani♥♥♥ disse...

Boa noite meu querido


Que coisa mais linda...
Bom ser lembrada por você.
Adorei!!!!

Beijos e um carnaval inesquecível...

Ani

Artes e escritas disse...

Estou surpresa e feliz por fazer parte deste bloco carnavalesco! Um abraço, Yayá.

maria teresa disse...

Neste momento apenas sou capaz de dizer :muito obrigada Paulo! Que sensibilidade é preciso ter-se para se conseguir incluir "todos", numa prosa/homenagem que revela muita ternura por todos nós.
Abracinho meu!

Gisa disse...

E em meio as cores e tantos nomes queridos e companheiros formamos o bloco dos blogueiros e saímos de mãos dadas para brincar mais um Carnaval.
Vou beijar-te agora, não me leva a mal, hoje é carnaval!
BEIJO!

marlene disse...

paulo que maravilha de texto de homenagem aos amigos confesso que ficaria frustrada e Enciumada se não estivesse aqui tambem mas corri rapido os olhos por toda a escrita e achei cheguei a suspirar obrigada meu amigo fiquei emocionada com sua gentileza e carinho por todos nós
um abraço com carinho marlene

Maria Luiza disse...

Mas que talento! De novo encantou-me pra valer, Paulo! Foi uma leitura deliciosa que eu gostaria que não tivesse fim! Ideia genial a sua! Parabéns! Bjbjbj!

Fernanda disse...

Votos de bom final de semana.
Este Carnaval já foi ^^

Beijo

Lúcia Bezerra de Paiva disse...

Da Cadeirinha de Arruar vou entrando nessa folia, de Cores e Nomes, e bato palmas, no ritmo desse animado bloco, Paulo Francisco!

Que maravilha de texto. BRAVO!!!

Abraços carnavalescos,
da Lúcia

Vanessa Vieira disse...

Adorei! Fantástico e tudo em harmonia com o nome que destes a este espaço aqui hein? Beijo.

lis disse...

Que delícia Paulo
Não estive por aqui à época e hoje me surpreendi com esse samba especial que só
um poeta é capaz!
Parabéns e obrigada por deixar que eu também dê uns passinhos de samba ao seu lado.
O bloco foi pra rua , e fez sucesso! rs
abraços de carnaval ( são bons)mesmo atrasados ...
rs

Simone MartinS2 disse...

Obrigada!
E o meu céu Azul é todo seu, pode brincar com as nuvens brancas ou ate mesmo pinta-las, transforma-las em outras cores, colorida mesmo! Pode chama-lo por outros nomes e saiba que, mesmo não querendo mais brincar com nomes e cores, ainda consegue distribuir flores a todos em que teu blog. recebes...Adoro te ler! Abraços