METAPOESIA





















Atravesso, em versos,
caminhos insólitos
insanos
Viajo em asas metafóricas
Mergulho em águas abissais
Transcrevo pensamentos
Ridicularizo atos e fatos
[eu posso]
Faço das palavras
minha arma
Atiro em alvos pequenos
Espeto calcanhares gigantes
Transformo
Crio
Brinco
Escondo-me em frases
Revelo-me em textos
Sou lógico
contraditório
Faço e me desfaço
nunca a contragosto
Gosto da estética
da fonética
da palavra inteira
eu sou eu
sou ele
sou ela
Aqui, sou onisciente
tenho o começo
o meio
e o fim
E a minha onipresença
revela-me
em cores
em nomes
em paisagens
Sou o dito-cujo
o protagonista
o antagonista
[não importa]
se verdadeiro
ou falso
vivo ou inanimado
taciturno ou eufórico
[eu posso]
Mas depois de pronto
outros encontros
e tudo aquilo
que era meu
passa a ser seu.



17 comentários:

Zéia disse...

Sim. Você pode! Você deve a nós tudo isso. Amei!
Você um pouco de cada um de nós. Por certo. Estou amando suas poesias. A dança do universo das palavras colocadas em versos... Em poesia... E depois de pronto outros encontros e tudo que era seu passa a ser somente meu. Em tudo que já li do que vc já escreveu... Vc resumiu superando a sí mesmo.Minha mamy costuma dizer "fechou" qdo está satisfeita e plena com uma situação. Hoje me atrevo dizer à vc: "Fechou!".
E tudo que voce escreve hoje passou a ser meu. Vc me deu essa liberdade de considerar assim.
Sua poesia se faz a minha. Sua poesia em mim. Obrigado poeta.
Que Deus o inspire a se expressar cada vez mais. Vc tem talento. É dom.
Que a bênção do Senhor Jesus esteja sobre vc.
Um abraço.

OZNA-OZNA disse...

mi niño precioso ante todo espero que me perdones por no pasar a comentarte pero estoy teniendo problemas con las actualizaciones de los bloc que sigo entre ellos el tuyo así que ahora paso por el comentario tuyo y aquí estoy para darte las gracias por todo y sobre todo por la belleza de poemas que nos regalas. un besin muy muy grande de esta asturiana.

Rosane Marega disse...

Você é o...Paulo Francisco!...e eu adoro ler.
Beijosssssssss

A Escafandrista disse...

Através das palavras constróis um mundo encantador ao qual sinto-me convidada a entrar e, entrando neste mundo novo, perco-me. Já não sabendo mais o que é meu e o que é teu, tudo é poesia.

Michele P. disse...

Paulo

Escrever é uma forma de libertar-se.
Um dia buenacho para ti!

Bjs

Gladys disse...

Tienes mucha razón amigo cada uno escribe como quiere si al final el poema lo hace el lector, me gusta tu forma de escribir la obre de arte es muy bonita.
Besos querida amigo que tengas un lindo fin de semana.

JB disse...

Uma pertilha deliciosa em versos que semeiam poesia!

Parabéns pelos poemas e pelo seu espaço!

Abraço!

JB disse...

"partilha" :)

Déya disse...

Transcrevo pensamentos
Ridicularizo atos e fatos ...


belissimo...

beijos menino..

หคтнყ disse...

Lindas palavras!

Maria Marluce disse...

Teces cada linha com emoção profunda, assim consegues levar teus leitores ao paraíso da poesia, onde as almas sensíveis podem se encontrar, mediadas pela linguagem dos deuses poéticos. Obrigada pela visita.

*Mi§§ §impatia* disse...

Resumindo.....você VIVE!
Beijos querido.

Ilaine disse...

A palavra, a forma como a usamos, o ato de poetar... sempre presentes em nossos escritos. Metapoesia aqui... linda, linda! "Faço das palavras minha arma." A arma de transmitir, de filosofar, de encantar com a ternura do coração. Beijo

Sandra Botelho disse...

E se é assim. é porque não passas pela vida, és a propria vida.
Bjos achocolatados

maria teresa disse...

E eu agradeço a oferta...assim eu também posso ser tudo, posso imaginar, sonhar, criar...
Este poema é tudo!
Abracinho meu!

Nalva disse...

Paulo, querido!!!
Muito obrigada pela fidelidade ao meu blog e os seus comentários em meu texto. Me deixam muito feliz.
E adorei esse texto!!! De verdade.
Ultimamente, estou assim!
Meus versos e textos são a minha única, mas poderosa, terapia. Neles, posso ser quem eu quiser!!! E fazer o que eu quiser!!!
E essa sensação de liberdade é boa demais, não é ??
Bjão!

Flor da Vida disse...

Sim meu amigo, e é com imenso prazer que colhemos e absorvemos tudo que vem de você, pois em cada contrução que aqui nos deixa, vem com um pouquinho da sua essência, do seu eu verdadeiro, porque tudo aquilo que escrevemos, mesmo aparentemente sendo falso, é na verdade aquilo que temos escondido e as vezes nem nós mesmos sabemos... Lindo poema!!!

Linda e abnçoada semana pra ti!
Carinhos... Bjsss